quinta-feira, 21 de julho de 2011

FESTA DA PADROEIRA DE CEARÁ-MIRIM TERÁ PARTICIPAÇÃO DA ACADEMIA CEARAMIRINENSE DE LETRAS E ARTES.

MATRIZ DE N. SRA. DA CONCEIÇÃO - CEARÁ-MIRIM/RN
ACLA RECEBE APOIO DO PADRE BIANOR - VIGÁRIO DA MATRIZ DE N.SRA. DA CONCEIÇÃO, PARA AS COMEMORAÇÕES À PADROEIRA, EM DEZEMBRO VINDOURO.

PADRE BIANOR E PEDRO SIMÕES NETO
FRANKLIN MARINHO, GIBSON MACHADO (VICE-PTE. DA ACLA), MESTRE SANTANA (ESCULTOR EM MADEIRA), PEDRO SIMÕES NETO (PRESIDENTE DA ACLA), ORMUZ BARBALHO SIMONETTI, PADRE BIANOR E CIRO JOSÉ TAVARES DA SILVA.

ACLA SE REÚNE COM O PADRE BIANOR

Realizou-se ontem, almoço no restaurante "Recantão" em Ceará-Mirim, a pretexto de uma conversa com o Padre Bianor. O novo dirigente da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição é alguém que poderíamos definir como um empreendedor, daquela linha apostólica que também reconhece no homem necessidades temporais que devem ser supridas. Vem se preocupando em restaurar a arte sacra e aumentar a prestação de serviços de sua igreja, cuja jurisdição se estende a mais de 50 núcleos assistenciais apenas no município de Ceará-Mirim.
O convite foi nosso, aceito sem maiores dificuldades pelo pároco. Na pauta, dois assuntos da maior relevância para os interesses comuns da cidade, da paróquia e a Academia Cearamirinense de Letras e Artes: a festa da padroeira e um espaço físico para abrigar a ACLA.
Verificamos que no tocante à chamada "festa do dia oito", nossos interesses e projetos convergiam para a mesma direção. Depois de ouvir o nossa proposta, o Padre Bianor nos surpreendeu afirmando que tinha a mesma visão e o mesmo propósito - enriquecer a festividade mantendo, durante as nove noites do ciclo festivo, uma programação voltada para a cultura local. E manifestou interesse em que a ACLA assumisse a coordenação desse projeto. Sugerimos então o nome de Gibson Machado, Vice-Presidente da Academia e o mais ativo produtor e animador cultural do município, para, em nome da ACLA, assumir a coordenação do projeto, proposta aceita entusiasticamente pelo Padre e pelo indicado.
Em seguida, tratamos da possibilidade de cessão, pela paróquia, de um prédio sem utilização, para sediar a ACLA. Duas possibilidades foram consideradas pelo prórpio sacerdote e em ambas nos foi assegurado que uma das duas hipóteses seria viabilizada - a cessão integral de um dos prédios, ou o uso comum de outra área.
Foi marcada uma nova reunião, no dia 3 de agosto, na Casa Paroquial, para discussão das propostas e o ajuste de um Protocolo de Intenções entre a Academia e a Paróquia.
Os novos parceiros têm um ponto em comum: pretendem que a Festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade, tradicionalmente realizada no dia 8 de dezembro - daí a explicação de "festa do dia oito" - iguale ou suplante a maior festa religiosa do Rn, a de Santana, em Caicó, integrando ainda o Projeto de Turismo Cultural proposto pela ACLA, tornando-se, além de uma demonstração da devoção da cidade à sua padroeira, um evento capaz de gerar ocupação e renda para o município, que atravessa a sua mais rigorosa crise econômica.

Estavam presentes:Franklin Marinho, Gibson Machado, Mestre Santana (escultor em madeira, premiado com o primeiro lugar dentre 13 concorrentes de todo o Brasil em mostra realizada em Brasilia), Pedro Simões, Ormuz Simonetti, Padre Bianor e Ciro Tavares.

Pedro Simões Neto
Presidente da ACLA

Um comentário:

  1. O apoio da Igreja local, através do padre Antenor,a ACLA vai certamente contribuir para o resgate da Memória histórica do Municipio e preservação de suas Tradições culturais.

    ResponderExcluir