sábado, 26 de novembro de 2011

FELIZ NATAL PARA QUEM AMA AS CRIANÇAS E PROCURA SALVÁ-LAS DIARIAMENTE. POR CONSEGUINTE, À DRA. ZITA DE SOUZA ROCHA.

DRA. ZITA DE SOUZA ROCHA
ZITA ROCHA

Nasceu em Umarizal/RN, em 11 de outubro de 1944.
Zitinha, como a chamo carinhosamente, é filha de Santino de Oliveira Rocha e Maria Sebastiana de Souza Rocha, com uma prole de sete filhos: Aluisio de Souza Rocha, Geraldo de Souza Rocha (in memorian), Manoel de Souza Rocha (Eldi), Terezinha de Souza Rocha, Maria do Socorro Rocha e a querida Zita Rocha.
Minha amada amiga fez o 1º grau em Mossoró, no Ginásio Sagrado Coração de Maria, o 2º grau no Colégio N. Sra. de Lourdes em Aracaju. Fez o Curso de Medicina na Faculdade de Medicina da UFRN / 1972.
Zita ministrou aulas ainda como estudante de Medicina, no Instituto Pe. Miguelinho, Pe. Monte, Colégio Imaculada Conceição. Exerceu atividades estudantis no Diretório Acadêmico da UFRN.
Formada em Medicina, logo iniciou Curso de Pós -Graduação, no Rio de Janeiro, como aperfeiçoamento em cirurgia pediátrica.
Fez residência médica no Hospital Estadual Getúlio Vargas, em Cirurgia Pediátrica e na PUC - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, cursou Especialização na categoria (1973 - 1974).
Retornando a Natal em 1975, fixou residência, submetendo-se a concursos públicos da Secretaria Estadual de Saúde ( INAMPS), e na UFRN, com total êxito
A docência sempre foi uma grande paixão em sua vida., ensinando no Depto. de Pediatria da UFRN, a alunos da Graduação e Pós - Graduação como Prof.ª Adjunto IV.
Sempre atuante, participou e até hoje, participa de simpósios, seminários, congressos, inclusive tendo presidido o XXV Congresso Brasileiro de Cirurgia Pediátrica em Natal, novembro / 2004.
Ao longo dos anos na medicina, vem exercendo ampla atividade Associativista na Classe Médica, executando várias funções na Diretoria da Associação Médica do RN.
Exerceu a função de Conselheira no CREMERN (Conselho Regional de Medicina do RN) e Presidente da Cooperativa de Trabalhos Médicos: UNIMED de Natal, diga-se, foi a primeira mulher a presidir a UNIMED no RN.
ZITA É UMA COLECIONADORA DE TÍTULOS:
Especialista em Cirurgia Pediátrica.
Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica.
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Membro da Academia de Medicina do Rio Grande do Norte, ocupando a cadeira n.º 40, antecedida pelo Dr. Silvino Lamartine .
Delegada Titular da AMRN junto a AMB (Associação Médica Brasileira).
Presidente da Associação Norte - Rio - Grandense de Cirurgia Pediátrica e Membro efetivo da CIPEN (Sociedade de Cirurgia Pediátrica de Natal).
Integrante da Diretoria atual da SOPERN (Sociedade de Pediatria do RN).
Membro do Conselho Curador do Conselho Regional de Medicina.
Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
Presidente da Comissão de Projetos de Serviços da Comunidade do
Rotary Club de Natal.
Exerce a medicina pediátrica no Hospital Infantil Dr. Varela Santiago (desde 1975) e Hospital Maria Alice Fernandes.
Atende em consultório no Edifício Harmony Center, sala 602, fone: 3616 - 8022/8021, operando também em vários Hospitais da rede privada de Natal.
Admitida em Rotary Internacional Distrito 4500, em 03 / 11 / 1992, na categoria de Sócio Representativo, classificação Cirurgia Infantil, tendo, como padrinho, o Rotariano Genival Dias de Melo, ex - Presidente do Clube.
Participou de vários Eventos Rotários como Conferência Distrital, Seminários e outros. Exerceu diversas funções nas Comissões, tendo Presidido por várias vezes a Avenida de Serviços à Comunidade, como, também, a Presidência do Clube.
Sua filosofia Rotária, respeitando todas as normas Estatutárias e do Regimento Interno, prioriza e valoriza o trabalho junto a comunidade, como um dos alicerces indispensáveis ao bom funcionamento e consolidação do Perfil Rotariano.
Como cidadã e Rotariana, exerce trabalhos voluntários na Casa do Menor Trabalhador, fundação e atuação na Comunidade Santo Inácio de Loyola - no bairro de Dix - Sept Rosado (há quase duas décadas) e voluntariado na prestação de serviço no Hospital Infantil Dr. Varela Santiago, desde 1975, como Cirurgiã Infantil.
Zita Rocha é uma referência da Medicina do RN.
Amante da profissão, se tudo pudesse voltar, escolheria novamente a Cirurgia Pediátrica, que lhe dá o privilégio de se sentir feliz e realizada.


PIONEIRISMO.

ZITA DE SOUZA ROCHA foi a primeira mulher no Rio Grande do Norte, a se especializar em cirurgia pediátrica, com residência e curso de pos - graduação na PUC / RJ dedicando - se ao ensino médico na UFRN.

Primeira mulher a receber o titulo de especialista em cirurgia pediátrica no estado, com aprovação em concurso.

Primeira mulher do Rio Grande do Norte, a obter o titulo de especialista em cirurgia pediátrica, no Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Secção AMB.

Primeira mulher a presidir a Associação Médica do Rio Grande do Norte, por duas gestões consecutivas, eleita pelo voto direto ..

Primeira mulher a presidir a Cooperativa de Trabalhos Médicos do estado do Rio Grande do Norte UNIMED.

Primeira mulher a ingressar no Rotary Club de Natal.

Primeira mulher a receber homenagem - em vida - no setor de Cirurgia Pediátrica, com eu nome em Centro Cirúrgico no hospital Maria Alice Fernandes intitulado: “CENTRO CIRÚRGICO DRA. ZITA DE SOUZA ROCHA” - 2007.

Presidente do XXV Congresso Brasileiro de Cirurgia Pediátrica realizado, em 2004, pela primeira vez, no Rio Grande do Norte.

QUEM É, AFINAL, ZITA ROCHA?

É um ser humano de valor absoluto, dotada de grande amor pela religião com que foi educada. Seu amor a Deus e ao semelhante é o seu maior troféu, seu brasão de honra.

Amém, amiga-irmã, eis a minha homenagem neste prenúncio de final de ano, e que deus lhe dê sempre forças para seguir a jornada.

Um comentário:

  1. nao tenho certeza mas acho que, este ser humano com muito carinho e dedicaçao me operou por volta 1993, quando por todos os medicos fui desenganado, exceto por dois o medico dos medicos e drs.ZITA so tenho que agradecer-la por tudo que fez na minha.... meu muito obrigado e dos meus pais, que DEUS a proteja........

    ResponderExcluir