sábado, 24 de dezembro de 2011

O CONFRADE DA UBE-RN, SILVINO POTÊNCIO, ENCHE-ME DE EMOÇÃO COM O LÍRIO DO VALE, DE BALZAC!

SILVINO POTÊNCIO E CAMILA, NUM RESTAURANTE EM TOURS-FRANÇA, CIDADE ONDE NASCEU HONORÉE BALZAC.
LÍRIO DO VALE, O
(LE LYS DANS LA VALÉE)
Honoré de Balzac


Recebi, do confrade da UBE/RN e futuramente do IHG/RN, Silvino Potêncio (português radicado em Natal-RN), um dos belos presentes que a vida nos dá. Aparentemente um presente simples, mas rico em sua essência porque, na concepção da palavra, ele me considera o "Lirio do Vele do Ceará-Mirim".
O lírio do vale, é uma belíssima obra de balzac, publicada em 1835. O romance deu ao grande escritor francês - Honorée Balzac - uma maior expansão ao seu espírito, ao se apaixonar perdida e platonitamente, por quela que representaria " todas as virtudes” - ou, o "lírio do vale".
Santo Deus, ao me cognominar como essa mulher virtuosa, Silvino Potêncio me deu mais uma honraria neste 2011. Estou ficando Lelé da Cuca ou tornei-me protagonista da essência poética de um mundo de poetas que me chamam: "poetisa das flores e do amor", "dama da cultura", "peregrina das noites do vale", "dona da poesia", "troféu cultura", "poetisa brasileira" e assim por diante, nessa toponímia tão diversa, não poderia esquecer a definição de uma prima que amo: "Luz do Vale Verde"!
O Lírio do Vale é um romance completo e este período natalino de grandes saudades, de coisas idas e vividas, tem acendido luzes na minha árvore da vida, de hora em hora.
Com as emoções trazidas por Silvino Potêncio, agradeço as manifestações de carinho, amizade e amor dos meus amados familiares e amigos que me enviaram presentes, cestas natalinas com produtos diet, perfumes, bijuterias, bolsas, lenços lindos, chocolates diet, tantas coisas maravilhosas que me fizeram e fazem chorar porque reconheço que sou uma pessoa de muita sorte. E Anna Maria Cascudo Barreto, conhecida por sua fidelidade aos amigos e sua grande autenticidade, diz em seu cartão acompanhados de mimos para mim e para meu filho Abel (tão bonito que me fez ler três vezes):

"Querida Lúcia Helena,

...Hoje estamos em dois mundos: você no virtual, eu no terráquo e assim, nossos encontros passaram a fugazes. Mesmo assim, ainda sinto afeto e admiração por você"...Guardarei esse cartão entre as pétalas das mais belas flores que da grande floreira do meu coração, que ainda florescem!

No http://www.outraseoutras.blogspot.com/ reservei-me o direito a uma página iluminada que me foi presenteada pelo médico, poeta e cantor - Bernardo Celestino Pimentel. Se chorei??? A todo minuto. Mas é um pranto abençoado pelo amor. O maior amor que a vida me deu, depois do meu pai.

Agradeço os convites para a Ceia de Natal. Uma época triste, afinal, a partir de 1969 - ano cruel - meu pai fez a sua viagem e não mais tive uma Noite de Natal Feliz. Até hoje, essa data me angustia e entristece. Vou ver se consigo participar de uma ceia natalina, enfim! Foram cinco convites, mas essa pessoa tem um mundo interior parecido com o meu, nas alegrias e tristezas.

Feliz Natal para todos deste planeta chamado Terra!
E...mil vezes obrigada!

Lúcia Helena

PS: Grata, Potêncio, beijo suas mãos e da nossa Camila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário