sexta-feira, 11 de maio de 2012

JORNALISTA SÉRGIO VILAR ENTREVISTA PÚBLIO JOSÉ.

JORNALISTA E ESCRITOR - PÚBLIO JOSÉ

Entrevista - Públio José
Sérgio Vilar
sergiovilar.rn@dabr.com.br

"O livro trata do que aprendi e aceitei como crença de fé"

O publicitário e jornalista Públio José lança hoje o livro Homo Praedicatorum. A expressão é latim e versa algo como um homem pregador. É o que o autor da obra tem feito em igrejas e templos da cidade. Leitor compulsivo da Bíblia, Públio escreveu artigos que se traduzem como pontos de vista do que leu, aprendeu e vivenciou a partir dos ensinamentos do Novo Evangelho. Homo Praedicatorum (publicação independente, R$ 35, 192 pág.) é o terceiro livro de Públio José, autor da coletâneas de artigos Momento Pensante (2008) e do livro de contos Conto. Por que Conto (2009). O lançamento do mais novo rebento marca também a inauguração do Espaço Cultural Antônio Ferreira de Souza - um novo anexo do Potengi Flat, em Petrópolis. "Pouca gente sabe, mas onde o Potengi Flat foi erguido existia um casarão bonito de Antônio Ferreira de Souza, demolido para construção do prédio. E nunca se homenageou os Ferreira de Souza.


Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press Então faço essa inauguração de um novo espaço de promoção à cultura local", se orgulha. Públio, que ressalta ser um livro de cunho sapiencial, sem apelo religioso e para leitores desejosos de mudanças espirituais.

Leitura bíblica, situações vividas, ensinamentos. É um livro de cunho mais literário ou de autoajuda?

É uma literatura sapiencial, baseada em conteúdo bíblico. Não é livro religioso. São fatos bíblicos narrados sob uma visão jornalística. Autoajuda fala de si próprio, tem receita para isso. O livro trata do que aprendi e aceitei como crença de fé. E eu debulho isso em textos. Revelo, realço passagens do que Jesus prega na Bíblia. Não tenho cargo eclesiástico. Apenas estudo a vida e decidi escrever o que aprendi porque acho válido um conteúdo bíblico esmiuçado para o dia a dia. Então, são textos nesse sentido. Não faço apologia a religiões.

Alguma passagem bíblica em especial é mais discutida?

Tem um bem específico que é a mensagem da cruz. Reassalto que, naquele sacrifício vivido por Jesus ao ser crucificado há um discurso que merece melhor atenção. Há muita peça, filme, teatro em cima do fato, mas poucas vezes se debruçam à mensagens ditas ali. Jesus praticou o perdão em momento totalmente improvável, sob dores horríveis e já próximo da morte. É um recado para todos nós. Temos que perdoar apesar das condições adversas. A ciência fala que a falta do perdão causa problemas de saúde. Outra mensagem é quando tem dois homens crucificados ao lado de Jesus e um pede perdão para Jesus. E Jesus diz que "ainda hoje estará com Ele no paraíso". Significa que quando nos voltamos para Jesus, em qualquer circunstância, ele nos garante a salvação. A salvação não é apenas quando se vai para o céu. Isso vale para quem crê. Mas é também quando se vive uma vida de paz e serenidade. E como fecho final, a célebre frase, já nos momentos finais da vida: "Pai, entrego em tuas mãos o meu espírito". Isso deixa bem claro que Jesus manteve a aliança com Deus até os últimos momentos da vida. Apesar de todo o sofrimento mantinha firme essa aliança.

A publicidade do lançamento sugere mudança de vida. De que forma o leitor pode se surpreender com a leitura?

São textos que me fizeram mudar de vida. Creio que o mesmo possa acontecer com as pessoas que se dedicarem a lê-los, passando a prestar mais atenção ao discurso de Jesus, e não apenas vê-lo como personagem teatral. O discurso, a mensagem de Jesus é muito prática e pode ser exercitada para se dar bem na vida.

O que sugere o título do livro, Homem Pregador?

Hoje eu sou um pregador. Então é neste sentido. Acho que cheguei a essa condição de ter o que dizer. Prego em igrejas, seja na católica ou na evangélica. Prego o que vi, ouvi e aprendi com Jesus.

Você é um leitor compulsivo da Bíblia, então?

Leio diariamente. Não no sentido religioso, mas no sentido de obter ganhos para enfrentar a vida da melhor forma possível. E outro aspecto: meu texto melhorou 100% depois que comecei a ler a Bíblia. Seus textos são de uma riqueza inigualável, independente do aspecto religioso. Uma carta de Paulo, por exemplo, do ponto de vista literário, dificilmente se chega àquele nível.

Qual o público-leitor que você espera com este lançamento?

Amigos, pessoas interessados emum crescer espiritual.

Serviço

Lançamento do livro Homo Preadicatorum
Autor: Públio José
Onde: Espaço Cultural Antônio Ferreira de Souza (Potengi Flat, em frente à Praça Pedro Velho, Petrópolis)
Data e hora: hoje, às 19h
Preço do livro: R$ 35

Nenhum comentário:

Postar um comentário